CGTP unida para lutar

PUB.

Ter, 13/06/2006 - 15:59


A passada quinta-feira foi um dia de luta para a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) que, em Bragança, se uniu no Largo dos Correios.

O objectivo desta campanha, segundo a União de Sindicatos de Bragança, era defender a Segurança Social, lutar contra a redução das reformas, o aumento do custo de vida e o desemprego, entre outros. São estes factores que, na óptica dos sindicalistas, agravam progressivamente e retiram direitos às populações.
Assim, o âmago desta luta passou por denunciar as políticas exercidas pelo Governo que, aos olhos da CGTP, afectam, em particular, o distrito de Bragança.
“É uma jornada de luta para levar as pessoas à reflexão e à indignação com tudo que se vive actualmente”, informou o membro do Sindicato de Professores do Norte (SPN), Alice Susano.
Outro dos pontos referidos durante a campanha foi a possibilidade dos jardins-de-infância não virem a integrar a rede pública de ensino proposta pelo Governo. “Pretendemos defender um ensino pré-escolar público e de qualidade”, sublinhou Alice Susano, alegando que, “a educação aos cinco e seis anos é primordial e deve ser obrigatória”, reforça.
A iniciativa, desenvolvida no Dia Nacional de Luta, teve um nível de adesão satisfatório, o que reflecte, na óptica da responsável, “a opinião e sentimento das pessoas face à má situação que o País atravessa”.