CERCI limpa matas e caminhos

PUB.

Ter, 07/11/2006 - 10:35


A CERCI-VERDE, empresa de Inserção de Jardinagem e Limpeza de Caminhos, assinou, na passada quinta-feira, um protocolo de entreajuda com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros (CMMC).

Criada pela Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Macedo de Cavaleiros (CERCIMAC), a empresa, vocacionada para cuidar de espaços verdes, efectuar limpezas de matas e caminhos, integra seis trabalhadores com deficiências ou desempregados de longa duração. “O objectivo da CERCI-VERDE é inserir socialmente grupos específicos”, sublinhou a presidente da administração da CERCIMAC, Luísa Garcia.
Assim, esta entidade visa combater a pobreza e exclusão social através da integração ou reinserção profissional. Para isso, a empresa criou postos de trabalho com o objectivo de satisfazer necessidades sociais não completas com o normal funcionamento do mercado e para a promoção do desenvolvimento sócio-laboral.
Já a operar, o primeiro “cliente” da CERCI-VERDE é a CMMC, à qual vai prestar serviços em todo o concelho, como na praia Fraga da Pegada, no Azibo.
O protocolo celebrado com a autarquia é válido por três anos, podendo ser renovado, e prevê o pagamento, anual, de 50 mil euros e a cedência de plantas e alguns materiais à empresa. Trata-se, na óptica do presidente da CMMC, Beraldino Pinto, um acordo que traz vantagens à edilidade e à instituição. “Poupamos os nossos recursos humanos que, com o aumento de zonas verdes na região, começavam a escassear”, referiu o autarca.
Recorde-se que a CERCIMAC, com sede em Macedo de Cavaleiros, presta apoio a 16 utentes.