Cerca de 1800 atletas para o Bragança Granfondo

PUB.

Qua, 06/07/2022 - 19:05


A quarta edição do Bragança Granfondo está marcada para domingo, 10 de Julho, e conta com cerca de 1800 participantes. David Blanco, antigo ciclista profissional, é o dorsal número 1.

“Animação, tradição e desafio”, são as três palavras escolhidas pela organização, a cargo da Bikeservice, para descrever o Bragança Granfondo 2022.

A quarta edição está marcada para o próximo domingo, dia 10 de Julho, e tem já confirmada a participação de cerca de 1800 atletas.

O Bragança Granfondo vai finalmente para a estrada, depois de ter sido adiada duas vezes devido à pandemia. O evento dá a conhecer o património natural e cultural do concelho de Bragança e a sua gastronomia. Os participantes superam-se a si próprios e têm três percursos, de três graus de dificuldade à escolha: o Granfondo (137 km com 2577 metros de desnível), o Mediofondo (98 km com 1881 metros de desnível) e o Minifondo (60 km e 1161 metros de desnível).

Ao longo dos três percursos os participantes têm a oportunidade de avistar espaços naturais do Parque de Montesinho e as aldeias históricas: Gimonde e a sua Ponte Românica; Outeiro e a sua Basílica Menor; Parada e os caretos que também são tradição em Pinela. A subida do Castelo de Bragança e a passagem pelo Muro Rio Sabor-S. Bartolomeu também fazem parte do itinerário.

Nesta quarta edição, o espanhol David Blanco vai participar com o dorsal número 1. O antigo ciclista profissional, de 47 anos, e um rosto bem conhecido da modalidade no nosso país já que é o recordista de vitórias na Volta a Portugal, cinco no total.

O antigo ciclista será a quarta figura do desporto a levar o dorsal 1, depois de Vanessa Fernandes, medalha de prata no triatlo dos Jogos Olímpicos de Pequim, Tiago Ferreira, campeão mundial e europeu de BTT Maratonas e Álvaro Pino, vencedor da Volta a Espanha de 1986.

O evento também tem espaço para os mais novos. No sábado, dia 9 de Julho, há Bragança GranfondoKids by Trek 2022 nos escalões pupilos, benjamins, iniciados e infantis.

 

Jornalista: 
Susana Madureira