Ter, 22/05/2007 - 10:28
Após terem doado cerca de 10 mil euros para a construção do equipamento, os membros do executivo preparam-se, agora, para continuar a suportar as despesas de funcionamento do Centro de Dia.
Os cerca de 15 utentes que vão pagar uma mensalidade de 100 euros, com direito a pequeno-almoço, almoço e lanche ajantarado. “Toda a gente sabe que ninguém come com 100 euros. Por isso, vamos ter que continuar a contribuir todos os meses para que isto seja possível”, salienta o autarca.
A funcionar nas instalações da Junta, este equipamento representa um investimento de cerca de 40 mil euros, que também foi comparticipado pela Câmara Municipal de Moncorvo (CMM).
Construção de Lar de Idosos só é possível com o financiamento do Estado
Luís Carvalho afirma que o seu objectivo é a construção de um lar de idosos, para o qual já existe terreno e, até, o projecto, mas a falta de apoios do Governo inviabilizou esta obra. “Estamos a falar de um investimento de cerca de 750 mil euros, que só é possível concretizar com financiamento”, realça o autarca.
Para já, o Centro de Dia não vai disponibilizar a valência de apoio domiciliário, dado que seriam precisas mais verbas e maior número de funcionários. “Já adquiri uma carrinha para transportar os idosos, nomeadamente aqueles que têm maiores dificuldades em se deslocarem. Quando houver dinheiro avançaremos com o apoio domiciliário”, acrescenta Luís Carvalho.
O presidente da CMM, Aires Ferreira, aplaudiu esta iniciativa e realçou que o trabalho que está a ser desenvolvido pela Junta em prol dos cidadãos é um modelo de futuro.
Recorde-se que a média de idades da população rondas os 65 anos, pelo que o Centro de Dias vem dar resposta ao crescente envelhecimento da população.


