Central de Camionagem divide partidos

PUB.

Ter, 30/08/2005 - 14:52


A construção da Central de Camionagem de Mogadouro no Largo do Cristo Rei, junto ao cemitério da vila, divide as estruturas concelhias do PS e PSD.

Recorde-se que este novo equipamento foi alvo de um comunicado enviado pelo PSD, para explicar aos mogadourenses as razões da escolha daquele local.
O documento surge como “resposta às críticas do PS”. Na óptica dos social-democratas, “o projecto da central de camionagem, encomendado pelo anterior executivo socialista para a zona da Fonte Nova/ Quinta do Visconde, contemplava, em terrenos privados que nunca foram negociados, um parque de estacionamento para autocarros ao ar livre, a que chamavam de Central de Camionagem”.
Esta infra-estrutura, de acordo com o PSD, “não contemplava qualquer tipo de edifício, para desconforto dos utentes dos transportes públicos, tanto de Inverno como de Verão”.
A situação levou o executivo laranja a reformular o projecto, “tendo em conta o conforto dos passageiros, a sua segurança, a centralidade e os custos.
Aliás, na óptica do PSD, “a nova central de camionagem é muito mais barata do que a do projecto do PS, pelo que o município poupou vários milhares de euros”.

PS fala em despesismo

O PS-Mogadouro, contudo, discorda do partido que detém o poder na Câmara Municipal. Por isso, já lançou um comunicado onde garante que “que não é apenas Comissão Política do PS que está contra a obra, mas sim todos Mogadourenses”.
No entender da estrutura rosa, o local escolhido para a instalação da central de camionagem não é o mais apropriado. “Por um lado, retira toda a dignidade a um espaço sagrado que é o cemitério e a sua área envolvente. Por outro, o acesso obriga a atravessar vias perigosas, não só para crianças em idade escolar, mas também para os mais idosos”.
Acresce que os socialistas entendem que o projecto “não foi alvo de uma verdadeira discussão pública, o que revela falta de visão estratégica, incumprimento da lei e a imaturidade democrática de quem gere a Câmara de Mogadouro”.
Quanto ao estado de degradação a que chegou a zona da Fonte Nova, também visado no comunicado do PSD, os socialistas dizem que “é da inteira responsabilidade da Câmara PSD, que deixou o local ao abandono para, depois, justificar a sua demolição, o que demonstra desleixo e incúria”.
O comunicado emitido pelo PS usa, ainda, a palavra “despesismo” para classificar a gestão do PSD na Câmara Municipal de Mogadouro.