class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164371 node-type-noticia">

            

Cebolas reinam em S.Pedro

Ter, 29/08/2006 - 15:20


As cebolas estiveram em destaque na 6ª edição da Feira dedicada a este produto da terra, que decorreu anteontem, em S. Pedro de Sarracenos, concelho de Bragança.

A par dos produtos caseiros, o pão, a doçaria regional e o artesanato também marcaram presença neste certame, que tem vindo a crescer, ano após ano.
Este ano, a Feira das Cebolas reuniu 12 expositores que despertaram a curiosidade dos visitantes.
Apesar de haver muitas pessoas que esperam por este certame para comprarem cebolas para todo o ano, os restantes produtos da terra, bem como o pão e a doçaria também foram muito procurados.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Sarracenos, António Sá, esta iniciativa pretende incentivar os agricultores da freguesia a apostarem no cultivo de produtos da terra em quantidade e em qualidade.
Além disso, a feira também é uma forma de promover a aldeia, visto que o certame é visitado por pessoas oriundas de diferentes pontos do concelho.
Durante a iniciativa, a Junta de Freguesia também aproveita para vender doçaria regional, confeccionada por habitantes da aldeia. As receitas angariadas revertem para o lar de idosos, que deverá abrir as portas ainda durante este ano.
“As obras já estão terminadas. Estamos à espera que haja apoio financeiro para a aquisição do mobiliário, que é a única coisa que falta para o lar abrir as portas”, salientou o autarca.
Após o contributo dado pela população, a autarquia local espera, agora, um contributo da Segurança Social para poder concluir o equipamento.
Quanto à Feira das Cebolas, António Sá acredita que é um evento que se encontra em franco crescimento, pelo que no próximo ano é esperado um maior número de expositores e visitantes.
Esta opinião é partilhada pelos produtores presentes, que encaram o certame como uma boa forma de desenvolver a economia local.