Cebolas esgotam em Chacim

PUB.

Ter, 13/09/2005 - 15:39


A secular feira das cebolas de Chacim, no concelho de Macedo de Cavaleiros, conheceu, este ano, um movimento fora do vulgar. Durante o passado sábado, os produtores de cebola conseguiram esgotar todo o produto que levaram para a feira e se houvesse mais cebolas mais se tinham vendido.

Esta aldeia recebeu a visita de milhares de pessoas, um número que bateu recordes em relação aos anos anteriores.
Aos vendedores de cebolas juntam-se outros feirantes com tendas de assados e vinho, para aconchegar o estômago dos visitantes.
Dezenas de produtores de cebola, toda ela retirada das terras de Chacim, apresentaram cerca de 15 toneladas desse cobiçado fruto.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Chacim, José Meireles, no ano passado tinham sido comercializados cerca de 30 toneladas. Este ano a produção ficou por metade devido aos efeitos da seca na agricultura.
Dada a escassez deste produto, os preços variaram entre os 2,5 e os 5 euros por “cabo”, um preço que superou o praticado no ano passado, já que o cabo custava, apenas, 2 euros.
Apesar da produção ter diminuído a qualidade do produto manteve-se, pelo que a procura superou a oferta. Também houve quem levasse algumas cabeças de gado, como é tradição, com o objectivo de fazer negócio.
Chacim também tem licenciamento para a realização de uma feira mensal, no último domingo de cada mês, mas esta não se realiza por não ter atrair afluência de público. O mesmo não se passa com a feira das cebolas que, para o ano, se vai realizar a um domingo.