class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167296 node-type-noticia">

            

Castmonte inaugura pavilhão multiusos

Ter, 06/11/2007 - 10:17


A XI Feira da Castanha – Castmonte 2007, que vai decorrer no próximo fim-de-semana, vai inaugurar o pavilhão multiusos da vila de Carrazedo de Montenegro, no concelho de Valpaços.

Este ano, o certame vai oferecer melhores condições aos visitantes e produtores de castanha e produtos da terra, dado que vão ter um espaço mais amplo e acolhedor, que reúne todas as condições para a realização de eventos.
“No futuro, este espaço vai permitir, ainda, a realização de actividades culturais e desportivas”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Francisco Tavares.
A par da inauguração do pavilhão, a Castmonte vai apresentar, ainda, um bolo de castanha gigante, com 600 quilos, 2,5 metros de comprimento, cerca de 3 de largura e 12 centímetros de altura. Esta é a grande novidade da feira, que pretende mostrar que a castanha também tem um papel importante na confecção de doçaria.
Quem passar pela Feira da Castanha durante a tarde do próximo domingo vai poder provar o bolo gigante em forma de castanha e apreciar a castanha das Terras de Montenegro.

Produtores franceses
deslocam-se à Castmonte para mostrar produtos
confeccionados à base
de castanha

A transformação da castanha também vai estar em destaque no certame, visto que vai estar presente um grupo de produtores franceses da vila de Beynat, nas proximidades de Bordéus (França), que vai trazer produtos confeccionados à base de castanha.
Esta iniciativa tem como objectivo divulgar os produtos regionais que se podem fazer a partir deste fruto, como é o caso da doçaria, compotas, sabonetes e, até, cerveja.
Dado que a castanha tem um peso significativo na economia local, a Castmonte é uma forma dos produtores divulgarem e ecoarem o seu produto.
“Apesar deste ano se ter verificado uma quebra na produção na ordem dos 50 por cento, a castanha continua a ser de excelente qualidade”, afirmou o edil valpacense.
Este ano, o preço da castanha ronda os 2 euros por quilo, um valor que, para os agricultores, não compensará a quebra na produção.
A qualidade da castanha de Carrazedo de Montenegro garante-lhe a comercialização, que é feita, sobretudo, para França, Espanha, Itália e Brasil.
Por seu turno, o presidente da Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro, Alípio Barreira, salientou as actividades culturais, musicais e desportivas do evento, com destaque para o passeio todo-o-terreno, espectáculos musicais e animação de rua.