Ter, 05/09/2006 - 15:03
Os trabalhos vão incidir na consolidação das estruturas defensivas, que inclui a 2ª fase de arranjos exteriores, na reabilitação da Torre de Menagem, na criação de infra- estruturas eléctricas (iluminação pública e do monumento), regularização de traçados e uniformização do coberto vegetal. Outra das propostas, por razões de segurança, é a beneficiação dos acessos ao adarve e Torre de Menagem.
Ao que o Jornal NORDESTE apurou junto do IPPAR, o que resta do pano de muralhas da antiga fortaleza está em fase de estudo, tendo em vista a regularização de cotas que permita clarificar a sua leitura. Na Torre de Menagem, as obras passam pelo tratamento da cobertura, panos exteriores de paredes e uma intervenção ao nível das escadas, janelas e caixilhos em madeira.
Este projecto de recuperação contempla, ainda, a instalação de sinalética, que permita uma leitura facilitada dos diversos espaços e das suas relações.
“Toda esta intervenção pretende contribuir para a uma melhoria das condições de fruição do castelo e zona envolvente, quer enquanto espaço de bem-estar, quer como repositório de memórias. O valor previsto das obras rondará os 150 mil euros,” avançou fonte do IPPAR.
História da vila preservada
Outra das obras levadas, recentemente, a efeito por parte do IPPAR, foi a reabilitação da chamada Torre do Relógio, estrutura que se encontra no interior das muralhas, mas de um período histórico mais moderno.
Recorde-se que a área envolvente ao monumento foi alvo de uma intervenção nos anos 90, que visou arranjos exteriores junto das Igrejas Matriz e da Misericórdia, ambas classificadas, o que veio dignificar toda aquela área do centro histórico da vila.
O presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, Moraes Machado, afirma que espera celeridade na execução do projecto, já que esta é uma obra fundamental para a preservação de todo o núcleo histórico da vila.
Esta zona da vila é uma prioridade, já que, com a sua beneficiação, pode traduzir-se na reconstrução da memória colectiva de um povo explorando um pouco da história dos alvores da nacionalidade portuguesa
“Quando estas obras estiveram concluídas muita mais gente virá visitar Mogadouro. A vila é rica, não só ponto de vista histórico, mas também etnográfico. Esta zona pode transforma-se num verdadeiro centro cultural”, explicou o edil.
Alguns actos de vandalismo destruíram todo o corrimão de escadas existente bem como parte de espólio museólogo que existia no interior da Torre de Menagem.