Qua, 16/08/2006 - 10:39
“Como não conseguimos apoio por parte da Segurança Social, solicitamos à Câmara de Moncorvo a remodelação do projecto, bem como verbas para a edificação de um Centro Comunitário”, esclareceu o presidente da Junta de Freguesia de Castedo, Armando Ferreira.
A obra, iniciada na década de 90, começa, agora, a ganhar forma. Neste momento, já está concluído o salão de festas, no primeiro andar, enquanto o Centro de Dia, que vai ficar no rés-do-chão, necessita de alguns acabamentos, como por exemplo o reboco, pintura e mobiliário.
Para já, foram investidos cerca de 100 mil euros na aquisição do imóvel e nas obras já realizadas. Para os restantes trabalhos, a Câmara Municipal de Moncorvo já agendou uma verba de cerca de 20 mil euros.
Combater a solidão
“Depois das obras estarem concluídas vamos mobilar os dois espaços (salão de festas e centro de dia), aos pouquinhos, de acordo com as verbas que forem surgindo”, enfatizou o autarca.
Armando Ferreira realça a importância da criação de um Centro de Dia na aldeia, visto que mais de 60 por cento dos habitantes de Castedo têm mais de 65 anos.
“É um espaço que faz muita falta, porque vai proporcionar apoio e convívio às pessoas. A maioria dos idosos vivem sozinhos e, assim, combate-se a solidão”, frisou o autarca.
Para proporcionar um melhor atendimento aos utentes, a Junta de Freguesia vai estabelecer um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo (CMTM), para a cedência das instalações do Centro de Dia.
Com esta parceria, a SCMTM, que já tem um Centro de Dia na Lousa, vai ficar responsável por servir as refeições, tanto no centro como ao domicílio.
O Centro de Dia, que deverá ser concluído até ao final do ano, vai servir cerca de 50 idosos, que vão ter ao seu dispor diversas actividades ocupacionais, como por exemplo jogos tradicionais e alguns ateliers.
Em relação ao salão de festas, Armando Ferreira salienta que é um espaço onde se podem realizar diversas actividades, desde casamentos e baptizados a reuniões importantes para a aldeia.