Casa rural na estação

PUB.

Ter, 21/11/2006 - 10:10


A antiga estação de Lagoaça foi transformada numa casa rural, que recebe muitas pessoas que se deslocam àquela freguesia do concelho de Freixo de Espada à Cinta.

Os petiscos tradicionais e o aconchego característico dos transmontanos são o cartão de visita desta casa, que, outrora, viu chegar e partir muitos comboios movidos a carvão.
Das estações e apeadeiros que se encontram ao longo da Linha do Sabor, este edifício centenário foi o único recuperado fruto duma parceria da Junta de Freguesia de Lagoaça e Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, há cinco anos.
Situado à entrada da aldeia, para quem se desloca pelo lado sul do concelho, aestação era uma das mais movimentadas em toda a linha, recebendo encomendas e pessoas de freguesias e concelhos vizinhos.
“Vinha aqui gente de Fornos, Bruçó, Castelo Branco… Os despachos eram quase todos feitos nesta estação, porque era central”, recorda Maria do Céu Horta, que actualmente está a explorar o albergue da estação.
Esta comerciante de Lagoaça recorda o tempo em que as pessoas se deslocavam à estação da aldeia para dizerem “Adeus” ao comboio e aos “magalas” que partiam para longe.
Actualmente, é com orgulho que está a explorar um negócio na antiga estação, mas é com a tristeza espelhada no rosto que fala do abandono de muitas estações e apeadeiros que se encontram ao longo da linha.
“ É triste ver o património naquele estado. Uns foram lá buscar pedras, outros azulejos. De algumas estações até as chaminés lhe levaram”, concluiu Maria do Céu Horta.