CARVALHAIS quer certificar couve penca

PUB.

Ter, 10/01/2006 - 15:00


“Ver a couve penca de Mirandela certificada poderá deixar de ser um sonho para se transformar na desejada realidade”, garantiu o director regional de Agricultura de Trás-os-Montes, Carlos Guerra, durante a abertura da 2ª Feira da Couve Penca, em Carvalhais, concelho de Mirandela.

Segundo o responsável, “a Direcção Regional de Agricultura trabalha já na respectiva certificação porque este produto tem especificidades que garantem todas as condições para a sua certificação”. Este processo vai trazer consigo melhoria e apoios à comercialização dos produtos. Mas, para isso, realça Carlos Guerra, “é fundamental que a região de Trás-os-Montes garanta esta certificação, a capacidade produtiva e proteja os seus solos”.
O director regional de Agricultura enalteceu as “excelentes” características preventivas para a saúde deste produto. Estamos perante um artigo de elevadíssima qualidade, inclusive pelas propriedades que esta couve tem, extremamente rica em fibras e um excelente preventivo do cancro do cólon”, salientou o responsável.

Organizar os agricultores

Estas afirmações mereceram uma reacção de congratulação por parte do presidente da Junta de Carvalhais, Marcelo Lago, que garantiu os seus melhores ofícios como forma “de sensibilizar os agricultores para se associarem, no sentido de garantir o escoamento total da produção de couve penca da região”.
O autarca alertou, ainda que esta é uma iniciativa que terá “de partir dos produtores, já que não podem ser as entidades a dizer que está aqui um projecto”.
Marcelo Lago referiu, ainda, que o objectivo da Junta de Freguesia de Carvalhais passa por sensibilizar os agricultores e organiza-los de modo a avançar com o projecto de certificação junto das entidades competentes.
O responsável manifestou a confiança no empenhamento da Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes, do Governo Civil de Bragança e da Câmara Municipal de Mirandela, relativamente ao andamento de todo o processo.