Cartazes vandalizados em Vinhais

PUB.

Ter, 30/08/2005 - 14:38


A candidatura do PS à Câmara Municipal de Vinhais apresentou uma queixa-crime junto do Ministério Público, devido à vandalização de diversos cartazes do candidato socialista, Américo Pereira.

Na noite de quinta para sexta-feira, quatro painéis colocados na vila apareceram destruídos, através da inscrição de “termos injuriosos e altamente ofensivos”, junto à imagem de Américo Pereira, refere o mandatário da candidatura rosa, Horácio Afonso.
Na óptica do responsável, “trata-se de actos de puro vandalismo, aos quais Vinhais já não estava habituado, e que foram praticados durante a noite, numa atitude de puro terrorismo eleitoral”.
Após a participação no Ministério Público, o Núcleo de Investigação Criminal da GNR já inspeccionou os locais e recolheu diversos dados, tendo em vista o apuramento de responsabilidades.
Apesar de ainda não terem sido identificados os autores dos actos de vandalismo, a candidatura de Américo Pereira aponta o dedo aos adversários do PSD. “Tudo nos leva a crer que estes actos indignos tenham sido praticados por elementos ligados e da candidatura do PSD, porque desde o início da pré-campanha que a candidatura de Manuel Gonçalves tem recorrido à mentira, ao boato, à maledicência, ao insulto e aos ataques pessoais contra o candidato do PS”, sustenta Horácio Afonso.

Insultos na Net

O mandatário acusa a candidatura laranja de “utilizar, inclusive, a Internet como forma de espalhar tais comportamentos vergonhosos” e classifica as atitudes dos opositores como “indignas duma política séria e civilizada”.
Horácio Afonso vai mais longe nas críticas, ao defender que “tais atitudes só demonstram o desespero dos nossos adversários”.
Além da queixa-crime, a candidatura de Américo Pereira não vai tomar mais medidas para reagir à vandalização dos cartazes. “Continuaremos tranquilos, a fazer uma campanha sempre pela positiva e de respeito pelos adversários, já que os eleitores penalizam sempre quem entra por caminhos incorrectos, tal como tem penalizado os candidatos do PSD, nos últimos anos, em Vinhais”.
A prova disso, acrescenta Horácio Afonso, é o facto do PSD “não conseguir ganhar umas eleições, precisamente por causa do comportamento de duas ou três pessoas que todos conhecemos, especialistas da intriga e da maledicência”.

PSD rebate acusações

Confrontado com esta situação, o presidente da Comissão Política Concelhia do PSD-Vinhais, Armindo Santos, deixou claro que “não foi, seguramente, alguém ligado à candidatura de Manuel Gonçalves que fez tal serviço”, alegando que a candidatura laranja “pautou-se, pauta-se e pautar-se-á, sempre, pelos respeito de todas as regras democráticas”.
Na óptica do responsável, que também é director da campanha do PSD naquele concelho, “a insinuação de que o vandalismo nos cartazes terá sido praticado por elementos ligados à candidatura do PSD é insidiosa e criminosa”.
Por isso, acrescenta Armindo Santos, “a candidatura do PSD reserva-se o direito de, em tempo e nos locais próprios, reagir como entender”.