CARRAZEDA quer alterar freguesias

PUB.

Qua, 24/08/2005 - 14:44


A população da aldeia de Luzelos, no concelho de Carrazeda de Ansiães, luta há vários anos pela alteração dos limites das freguesias de Carrazeda de Ansiães e Marzagão.

Em causa estão os “transtornos” apontados pelos habitantes daquela aldeia, pertencente à freguesia de Marzagão, em se deslocarem à sua freguesia, uma vez que Luzelos fica mais próximo de Carrazeda de Ansiães.
Para resolver este problema, o deputado do PSD, Adão Silva, já apresentou um Projecto de Lei na Assembleia da República, com vista à alteração dos limites territoriais destas duas freguesias do município de Carrazeda de Ansiães.
No documento, o deputado laranja propõe que “o território da freguesia de Marzagão seja reduzido em cerca de 2,67 quilómetros quadrados, sendo a freguesia de Carrazeda aumentada nessa mesma área”.
Deste modo, pretende-se que a aldeia de Luzelos, que dista cerca de cinco quilómetros da freguesia de Marzagão, passe a fazer parte da freguesia de Carrazeda, da qual se encontra, apenas, a um quilómetro.

Habitações unem
Luzelos e Carrazeda

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Carrazeda de Ansiães (JFCA), Aníbal Reis, a alteração dos limites destas duas freguesias faz todo o sentido, até porque “Luzelos é uma aldeia que fica encostada a Carrazeda de Ansiães. As placas distam cerca de um quilómetro, mas já existe uma sequência de habitações entre as duas localidades”, acrescentou o autarca.
Com esta nova proposta pretende-se “garantir maior comodidade aos habitantes” desta aldeia transmontana e evitar que estas pessoas tenham que atravessar a sede de concelho para se deslocarem à sua freguesia.
A vontade dos cerca de 160 habitantes de Luzelos poderem tratar da sua documentação em Carrazeda de Ansiães já tem vários anos. Em 1997, a população desta aldeia subscreveu em abaixo assinado a urgência desta alteração, um documento que obteve pareceres positivos na Assembleia de Freguesia e nas Juntas de Freguesia de Carrazeda de Ansiães e Marzagão.

Proposta aguarda decisão

Já em Março deste ano, a Câmara Municipal de Carrazeda aprovou, por unanimidade, a alteração dos limites destas freguesias e em Maio foi a vez da Assembleia Municipal aprovar, por maioria, esta proposta.
O presidente da JFCA salienta, ainda, que se trata de uma alteração pacífica, uma vez que existe um consenso entre as duas freguesias.
Para além disso, Aníbal Reis acrescenta que esta é uma forma de se “repor uma justiça reclamada há vários anos, já que nunca tinha passado de promessas eleitorais”.
Neste momento, a proposta encontra-se na Comissão do Poder Local a aguardar o agendamento para ser votada na Assembleia da República.
O Jornal NORDESTE tentou obter uma reacção por parte dos presidentes da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães e da Junta de Freguesia de Marzagão mas, até ao fecho desta edição, tal não foi possível.