Ter, 26/09/2006 - 15:43
São 30 os docentes que, desde o Estado Novo até ao ano passado, ensinaram as primeiras letras do abecedário naquele estabelecimento de ensino, e que, agora, foram enaltecidos por antigos alunos e pela população local.
A placa de homenagem foi descerrada por duas crianças em idade escolar, as únicas na aldeia. A condecoração, alusiva aos professores, foi assinada por toda a população presente na cerimónia, que olha com tristeza para o encerramento deste estabelecimento de ensino.
Apesar do momento representar alguma mágoa para a população, o ambiente em que decorreu a cerimónia foi de festa e proporcionou o reencontro entre professores e antigos alunos.
Elza Fernandes leccionou em Carrapatas em 1961 e deslocou-se de Vila Nova de Gaia para participar na iniciativa promovida pela Junta de Freguesia. Apesar de ter dado aulas naquela localidade, apenas, um ano, mostrou-se sensibilizada com o altruísmo da população e afirmou ter “sempre no coração a gente de Carrapatas”
Com o encerramento da escola acabam as memórias que as paredes ainda encerram e com elas o som de muitas reguadas que marcaram o ensino de outros tempos, mas também o sorriso do dever cumprido ou da matéria aprendida.
O edifício, que sofreu melhoramentos recentemente, vai servir de sede à Junta de Freguesia.