Caretos do Nordeste desfilam em França

PUB.

Ter, 24/05/2005 - 15:09


Os caretos e gaiteiros do Nordeste Transmontano desfilaram pelas ruas de Pavillons Sous- Bois, em França, para divulgarem os rituais que caracterizam a cultura do distrito de Bragança.

A música dos gaiteiros de Varge e a irreverência dos caretos de Salsas, Varge e Baçal animaram aquela cidade francesa e deixaram os franceses fascinados com a magia dos rituais de solstício de Inverno do Nordeste Transmontano.
Este encontro cultural entre Bragança e Pavillons decorreu de 13 a 15 deste mês, nesta cidade francesa, e insere-se no protocolo de geminação entre estas duas cidades.
Segundo o presidente do Comité de Jumélage de Pavillons Sous - Bois - Bragança, Eduardo Lapa, a participação dos jovens transmontanos no encontro entre cidades geminadas, e também nas comemorações dos 100 anos de Pavillons, é uma mais valia para a promoção e divulgação da região transmontana.
O intercâmbio cultural entre as duas cidades é uma forma de portugueses e franceses se conhecerem melhor os seus usos e costumes e, ao mesmo tempo, criarem laços de amizade.

Emigrantes enaltecem Portugal

“Os processos de geminação servem para que se criem laços ao nível desportivo, cultural, artístico e até político entre diferentes países. No caso de Bragança e Pavillons penso que as relações entre estas duas cidades estão a ganhar uma dimensão maior, o que enaltece a comunidade portuguesa que aqui reside”, salienta o cônsul de Portugal em Nogent-Sur-Marne, Mário Gomes.
Apesar da participação dos portugueses na vida francesa ter vindo a crescer ao longo do tempo, Mário Gomes considera que ainda há um caminho a percorrer nesse sentido.
“A nossa comunidade chegou aqui em condições muito difíceis, conseguiu ultrapassar as dificuldades iniciais através da força do seu trabalho e, actualmente, a comunidade portuguesa alcançou sucesso em França”, acrescentou o responsável.
Quanto à realização de intercâmbios culturais entre Bragança e Pavillons, o vereador da Câmara Municipal de Pavillons, Yvon Anatchkov, garante que a autarquia está a trabalhar num projecto de intercâmbio entre os jovens do Conservatório de Música de Pavillons e Bragança.

Aprender cada vez mais

Para já estão a ser feitos os contactos entre os responsáveis das instituições e estão a ser superados os obstáculos que se impõem à realização deste projecto, nomeadamente a diferença do calendário escolar entre os dois países.
De acordo com o vereador da autarquia de Pavillons, este projecto tem condições para avançar até ao final deste ano.
Para a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Bragança, Isabel Lopes, o intercâmbio entre jovens ligados à música é muito importante para o desenvolvimento das capacidades dos alunos.
“ O nosso conservatório é recente. Existe há cerca de um ano e meio e ainda temos muito para aprender. Com esta troca de experiências podemos estimular os nossos jovens, no sentido de conhecerem o que se faz em França e continuarem no mundo da música”, acrescentou a vereadora.
A troca de experiências culturais entre Bragança e Pavillons vai continuar a ganhar força e Yvon Anatchkov propõe que, em anos seguintes, as pessoas das duas cidades sejam acolhidas em casas particulares em vez de ficarem hospedadas nos hotéis.