Caretos de Salsas passam fronteira

PUB.

Ter, 07/03/2006 - 16:49


Durante o passado mês de Fevereiro, o Caretos de Salsas, no concelho de Bragança, fizeram furor na vizinha Espanha.

No passado dia 24, na cidade de León, milhares de pessoas aplaudiram de perto os mascarados, que, durante cerca de 3:30 horas, actuaram na Praça Maior e mostraram as tradições características do Nordeste Transmontano.
A inauguração da exposição de máscaras de Trás-os-Montes, que decorreu no passado dia 28, na cidade espanhola de Benavente, também contou com a presença deste grupo tradicional de Salsas.
Durante a cerimónia, o alcaide de Benavente, Manuel Garcia Guerra, salientou que, no futuro, vai canalizar apoios para solidificar os laços de amizade existentes entre os dois povos e fomentar os intercâmbios culturais entre as duas cidades.
Por outro lado, as comemorações carnavalescas desta localidade abriram com a actuação dos caretos que, durante duas horas, percorreram as ruas de Benavente.
Os trajes e rituais mostrados pelos caretos foram alvo de meritórios elogios por parte das gentes da vizinha Espanha e da imprensa local.
No passado domingo, o grupo tradicional de Salsas foi convidado pela Câmara Municipal de Matosinhos para a abertura de uma exposição de máscaras da autoria do artista transmontano Luís Canotilho, patente no centro cultural local.
Os trajes tradicionais, os movimentos e os ruídos dos chocalhos distinguem este grupo de caretos transmontano, que tem surpreendido por todos os locais onde têm actuado.