CARÇÃO homenageia padre Amândio

PUB.

Qua, 24/08/2005 - 15:17


O descerramento de um busto do Padre Amândio Lopes, num largo baptizado com o mesmo nome, foi a homenagem que a aldeia de Carção, no concelho de Vimioso, prestou ao sacerdote.

Recorde-se que o padre Amândio Lopes prestou serviço religioso nesta localidade durante vários anos, sendo considerado "um verdadeiro homem de acção: acção religiosa, acção cultural e acção social", segundo afirmou o presidente da Câmara Municipal de Vimioso, José Rodrigues.
A este sacerdote se deve a construção do Lar de Idosos e do Centro de Dia em Carção. Foi também o padre Amândio que lutou pela transformação da telescola numa escola do 1º Ciclo. "Merece este busto, porque trouxe muitos benefícios para a terra", salientou o presidente da Junta de Freguesia de Carção (JFC), Domingos Fernandes.
Com a representação do pároco num busto, pretende-se que "todos, jovens e mais idosos, se revejam no exemplo de vida do padre Américo e possam segui-lo", frisou José Rodrigues.
O nome do pároco vai ser perpetuado, também, através do Largo Padre Amândio, que foi inaugurado no mesmo dia. Trata-se de um espaço destinado a festas e eventos desportivos, que dispõe de um polidesportivo, de um parque infantil e de um bar de apoio.

Sala de visitas

"Hoje Carção tem uma verdadeira sala de visitas para a realização de eventos culturais e desportivos, um espaço que agora condiz com as grandiosas festas que esta terra orgulhosamente mantém vivas", afirmou o presidente da CMV.
As festas de Nossa Senhora das Graças, que decorrem no último domingo de Agosto, já terão como palco este novo Largo, uma obra levada a cabo pela CMV e pela JFC.
Para Domingos Fernandes, não se justificava que a localidade, "uma das maiores aldeias do distrito de Bragança, não tivesse um recinto condigno para a realização das festas".
Esta era uma obra há muito aguardada pela freguesia. O terreno foi comprado há oito anos, mas alguns problemas com o empreiteiro causaram um impasse na concretização da obra, que agora é uma realidade. Por isso, sexta-feira foi dia de festa em Carção.