PUB.

Capela de Ferreiros restaurada

PUB.

Ter, 12/09/2006 - 16:22


Os 30 habitantes da aldeia de Ferreiros, na freguesia de Vilar de Lomba (Vinhais), reuniram-se, no passado sábado, para assistir à inauguração do restauro da capela de Santa Luzia.

O templo encontrava-se num avançado estado de degradação, pelo que a Junta de Freguesia de Vilar de Lomba (JFVL), a Câmara Municipal de Vinhais (CMV) e a Comissão Fabriqueira da Igreja de Santa Luzia (CFISL) decidiram avançar com as obras de reparação.
“Antes chovia dentro da capela e, por isso, procedemos ao arranjo do telhado, entre outros trabalhos”, informou o presidente da JFVL, Nuno Santos.
Deste modo, foram colocadas paredes duplas, a torre foi completamente renovada, construiu-se o chão em madeira, recuperou-se todo o exterior da igreja e areou-se o adro.
Esta primeira fase dos trabalhos foi suportada, em cerca de 6900 euros, pela CFISL, que pagou o custo da mão-de-obra. Também a JFVL contribuiu com 300 euros e a CMV cedeu todo o material utilizado nas obras.
Após estes restauros, a população de Ferreiros gostaria de ver, agora, concretizado o saneamento básico, o arranjo dos arruamentos e acessos à aldeia.
Apesar de distar 2,5 quilómetros da Junta de Freguesia, quem se desloca até Ferreiros tem que percorrer cerca de oito quilómetros. Em alternativa existe um percurso mais directo, mas sem asfalto. “Falta-nos cerca de um quilómetro de estrada asfaltada, pelo que o resto do percurso é feito através de um caminho de terra”, lamentou o autarca.
Para celebrar esta inauguração, a população reuniu-se, na capela recuperada, para assistir à missa que antecedeu o descerramento da lápide pelas mãos do presidente da JFVL e da CMV, Américo Pereira. O resto do dia foi marcado pelo convívio entre os presentes nas comemorações.