class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165225 node-type-noticia">

            

Cancro do castanheiro ainda preocupa

Qua, 03/01/2007 - 11:10


O Centro de Convívio de Terroso, no concelho de Bragança, foi palco duma acção de divulgação sobre Gestão do Souto, que reuniu técnicos e agricultores à volta de temas ligados às boas práticas agrícolas.

Numa organização conjunta da Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes (DRATM) e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), um dos pontos altos da jornada coincidiu com a visita a soutos, em que alguns produtores de castanha trocaram experiências com especialistas sobre métodos de combate às doenças da tinta e cancro do castanheiro.
O trabalho de campo foi, assim, o culminar de uma manhã preenchida com intervenções de técnicos da DRATM e UTAD sobre “Preparação e Gestão do Solo no Souto”, “Variedades e Podas”, “Enxertia” e “Doenças no Souto”.
Durante os painéis, alguns dos intervenientes salientaram que a produtividade actual dos soutos é muito baixa, situação que torna urgente a procura de soluções para inverter a situação.
Por isso, a acção constituiu um encontro para apresentação e discussão de resultados técnico-científicos obtidos nos último anos, bem como um contributo par as técnicas de cultivo.
Que soluções se podem adoptar para controlar a tinta e o cancro, prós e contras da podas, técnicas de enxertia a usar e solo fértil como condição fundamental para soutos sãos e produtivos foram as pedras de toque das várias intervenções.