Caça à droga

PUB.

Ter, 31/01/2006 - 15:17


Macedo de Cavaleiros assistiu, no decorrer da semana passada, a uma agitação pouco usual na cidade. Em frente ao tribunal encontravam-se viaturas da Guarda Nacional Republicana (GNR) e um grande dispositivo de segurança, com agentes fortemente armados e preparados para o pior.

A causa destas movimentações foi a mega – operação denominada “Código Sabor”, levada a cabo na passada terça-feira, nos concelhos de Vila Flor, Alfândega da Fé, Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa. A rusga contou com a acção de 120 homens da GNR, oriundos de destacamentos do Porto, Vila Real e Bragança.
A operação foi desencadeada por esta força militar com o objectivo de interceptar alguns traficantes de estupefacientes, que, alegadamente, fazia a distribuição directamente ao consumidor. Ao todo foram detidas 12 pessoas, quatro mulheres e oito homens, todos de etnia cigana.
Da rusga resultaram diversas apreensões, nomeadamente, heroína e cocaína, 12 viaturas, quatro quilogramas em ouro, duas pistolas, três caçadeiras, variado material contrafeito e uma elevada quantia de dinheiro.
Alguns dos arguidos foram levados para o tribunal de Macedo de Cavaleiro, pois, segundo o tenente-coronel da GNR, Norberto Fernandes, “o processo é dependente deste tribunal”. Os indivíduos capturados foram, posteriormente, “presentes às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório”, explicou o responsável.
O processo de audição terminou no passado sábado e já foram aplicadas medidas de coacção aos doze detidos, pelos tribunais de Macedo de Cavaleiros e Moncorvo. Dez indivíduos vão aguardar julgamento em prisão preventiva e os outros dois ficam obrigados a apresentações periódicas nas autoridades competentes.