Ter, 29/05/2007 - 10:31
Dando cumprimento à indicação da Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses, a Federação das Associações de Caçadores da I ª Região Cinegética (FACIRC) desenvolveu, pelo segundo ano consecutivo, acções de limpeza e remoção de resíduos sólidos nas áreas de caça do município.
Este ano, a iniciativa contou com o apoio logístico da autarquia, o envolvimento de 10 associações de caçadores, seis associações juvenis, desportivas e escuteiros, e o apoio de seis juntas de freguesia. No total, estiveram envolvidas 170 pessoas, dos 4 aos 70 anos, auxiliadas por dezenas de viaturas.
As acções desenvolveram-se nas freguesias de Vilar do Monte, Grijó e Bornes, onde foram recolhidas cerca de 10 toneladas de lixo, e nas freguesias de Salselas, Vale da Porca e Vale de Prados, onde se juntaram mais 20 toneladas.
A grande dificuldade nestas iniciativas é o destino a dar ao lixo recolhido, mas, este ano, a iniciativa contou com o apoio da empresa Resíduos do Nordeste, que se responsabilizou pela recolha.
Para tal, foram instalados três contentores no recinto do Parque Municipal de Exposições, que foram pequenos para tantos resíduos.
Recorde-se que, na edição do ano passado, foram recolhidas seis toneladas de lixo e estiveram envolvidas, apenas, a Associação de Caçadores de Vilar do Monte e Grijó e a Associação juvenil Vimont.



