Ter, 20/06/2006 - 14:51
Esta iniciativa, organizada pela Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), em parceria com a associação espanhola ASZAL, vai passar pelas antigas rotas do contrabando do café, pão e vinho.
O contacto com as pessoas das aldeias atravessadas vai ser uma constante, proporcionando, a muitos participantes, experiências únicas através da recriação do que se passava antigamente.
Na sexta-feira, os burros e os burriqueiros vão partir da aldeia de Piño del Oro, com destino a Brandilanes, onde a festa promete a seguir ao jantar com um arraial tradicional.
No dia seguinte, os participantes no passeio “Por Caminhos da Raia” vão seguir até Paradela, com passagem obrigatória por Castro de Alcañices. Durante o percurso, os participantes vão desfrutar de um almoço campestre no parque de merendas junto da ribeira que faz fronteira com Espanha.
Burro e parapente
No domingo, o último dia do passeio, os burros vão percorrer os trilhos entre Paradela-Ifanes-Constantim.
Entre os dias 30 deste mês e 2 de Julho, o burro de Miranda irá aderir aos desportos radicais. Em conjunto com o Clube de Desportos de Montanha Papa Ventos, a AEPGA vai organizar a actividade "O Burro e o Parapente".
Durante três dias, pretende-se dar a conhecer mais uma bonita zona de Trás-os-Montes: a região de Montalegre e a Serra do Larouco, associada a uma nova experiência: o voo de parapente.
As inscrições para a 4ª edição do Passeio "L Burro i L Gueiteiro", que decorrerá entre 31 de Julho e 4 de Agosto, também já se encontram abertas. Esta iniciativa é organizada pela AEPG, em parceria com a associação cultural Galandum Galundaina, com o apoio da Delegação Norte do Ministério da Cultura.