class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164416 node-type-noticia">

            

Burros no Naso e Azinhoso

Ter, 05/09/2006 - 15:14


A quinta edição da Feira de Burros – Mostra de Asininos de Miranda irá ter lugar, amanhã, no Naso, Póvoa (Miranda do Douro). Promovida pela Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), a iniciativa visa impor-se enquanto dinamizadora de tradições antigas e alertar para a extinção da raça de asininos reconhecida em Portugal.

Existem alguns factores que contribuem para esta situação, como a idade das burras e, por isso, próximas da perda de capacidade de fertilidade, associada a um diminuto número de machos com as características dos burros desta espécie.
Deste modo, é essencial encontrar formas de revitalizar a raça, como a asinoterapia, asinomediação e feiras, de todo o tipo, entre outras.
Apesar de se ter verificado uma subida no número de nascimentos de burros, a actual situação da espécie é, ainda, preocupante, pelo que o trabalho desenvolvido até aqui pela AEPGA terá que ser continuado.
A feira no Naso arranca por volta das sete horas, com a chegada dos participantes numa gincana de burros. Antes do almoço, os presentes podem assistir à mostra e desfile de burros com ornamentação e ao concurso dos melhores exemplares da raça mirandesa.
Às 14:30 horas, vai decorrer o encontro de gaiteiros e cantares tradicionais, seguido de um concerto de música com os grupos Chuchurumel e Galandum Galundaina.

Burro figura principal em Azinhoso

No próximo fim-de-semana, Azinhoso, concelho de Mogadouro, também vai receber a sua feira anual. Instituído pelo rei D. Dinis, durante a sua visita a um santuário local, o certame tinha no burro sua figura principal. De facto, chegavam bastantes pessoas para assistir às mostras e comércio de gado asinino e equino.
A Feira Anual de Azinhoso foi dinamizada, em 2004, pela AEPGA, em conjunto com a Junta de Freguesia local.
As actividades de sábado começam às 15 horas com um passeio de burro por Azinhoso. Após o jantar será projectado um filme acerca da segunda edição do certame. O dia termina com um concerto de No Mazurka Banda, um grupo de música tradicional.
Já no domingo, após a chegada dos participantes e dos animais à feira, decorrerá um almoço seguido da gincana de burros. Posteriormente, terá lugar a mostra e desfile dos animais e o encontro de gaiteiros e cantares tradicionais.