BURROS a caminho de Bruxelas

PUB.

Ter, 24/05/2005 - 15:20


Cerca de mil criadores da raça de burros da “Terra de Miranda” avançaram com candidaturas às medidas Agro-Ambientais da União Europeia (UE).

Esta atitude dos homens da terra é vista com bons olhos, já que o efectivo dos asininos tem tendência a aumentar nos próximos cinco anos.
Tudo isto é fruto do empenho da Associação Para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (APEGA) que, ao longo dos três últimos três anos, tem sido a grande dinamizadora desta raça autóctone, recentemente reconhecida pela UE.
Segundo o secretário técnico da APEGA, Miguel Nóvoa, “o próximo passo é tentar rejuvenescer o efectivo de burros”, ao mesmo tempo que se desenvolvem trabalhos para tentar conservar os burros de Miranda.
Apesar do esforço, estes animais ainda estão ameaçados de extinção, pois o efectivo ainda não é o suficiente. “Para salvaguardar a raça são necessárias 200 fêmeas a procriar”, salienta o técnico.
Segundo o médico veterinário, o balanço do ano passado é mau, já que o número de nascimentos de machos foi muito superior ao das fêmeas. Ou seja, cerca de 80 por cento dos animais eram burricos.

TVI dá uma ajuda

Todavia, a taxa de nascimentos aumentou, nos últimos três anos, cerca de 700 por cento, o que é sinónimo de objectivos conseguidos. “Normalmente nasciam 20 animais por ano, mas em 2005 espera-se um nascimento de uma centena de burricos, fruto do empenho dos criadores”, salienta Miguel Nóvoa.
Para atingir estes objectivos, a AEPGA tem apostado numa forte uma promoção da raça. O programa da TVI “Quinta das Celebridades” também dá uma ajuda. É que no show televisivo há duas burricas que, de certa forma, “dão uma outra visibilidade a um animal que, no passado, era considerado como um parente pobre da agricultura”, explica o veterinário.
Para já, está em fase de preparação uma exposição da autoria do fotógrafo internacional Oliviero Toscani, em Santa Maria da Feira, que contempla 50 imagens em tamanho gigante.
De acordo com Miguel Nóvoa, todos estes pequenos passos são uma acção de inteira promoção para uma raça que procura um lugar de destaque no panorama nacional das espécies autóctones.