Buracos tapados nas minas do Portelo

PUB.

Ter, 21/06/2005 - 14:58


Os técnicos da empresa Exmin começaram ontem a identificar os locais perigosos das minas do Portelo, concelho de Bragança, para selar e vedar os buracos abertos durante a extracção mineira.

Acompanhados de um ex-mineiro que conhece bem a zona do Portelo, os técnicos da empresa vão passar toda a área a pente fino.
Após a vedação colocada, há cerca de dois anos, pelo Parque Natural de Montesinho (PNM), a Exmin pretende resolver definitivamente o problema das minas.
Para tal, um grupo de técnicos tem estado no local para efectuar o levantamento que estará na base do projecto de execução.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de França, Amândio Costa, “os buracos mais pequenos serão tapados com lajes de cimento de três ou quatro metros de diâmetro, ao passo que os maiores terão de ser aterrados ou devidamente vedados”.
Aproveitando a oportunidade, Amândio Costa espera que as antigas minas de França não fiquem de fora do processo.
No que toca ao parque mineiro do Portelo, os técnicos “vão identificar todos os locais de risco para vedar o local devidamente”, explica o autarca, acrescentando que a intervenção do PNM não foi suficiente. “O que o Parque fez foi mais uma sinalização, porque a vedação de rede e madeira não é segura”, alega Amândio Costa.
O autarca está esperançado em ver o problema resolvido no prazo de um ano. “Penso que é desta que as antigas minas vão passar a ser um local seguro”, considera o presidente da Junta.
A Exmin é uma organização a quem o Governo entregou a recuperação de passivos ambientais de minas que já não laboram.