BRUCELOSE cancela concurso

PUB.

Qua, 27/04/2005 - 16:46


A Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes (DRATM) decidiu cancelar o Concurso de Ovinos de Raça Churra Galega Bragançana que esteve para se realizar na passada quinta-feira, em Bragança.

Na base da decisão está o elevado número explorações de ovinos, cujos níveis de brucelose não satisfazem as exigências da Divisão de Veterinária da DRATM em matéria de sanidade animal.
Segundo a directora dos Serviços de Veterinária da DRATM, Ana Paula Figueiras, só os animais provenientes de explorações ilesas de brucelose podem participar naquele tipo de concursos. Em termos técnicos, os efectivos nestas condições ostentam a classificação B3.
O concurso que ia decorrer na passada quinta-feira deveria contar com a participação de cerca de 40 rebanhos, mas apenas cinco se enquadravam na categoria B3. A DRATM entendeu que o número não era expressivo e levou a Associação de Criadores de Ovinos de Raça Churra Galega Bragançana (ACORCGB) a adiar a iniciativa.
De acordo com Ana Paula Figueiras, os restantes 30 rebanhos de ovinos que iam participar estão abrangidos pela classificação B2, que diz respeito a animais provenientes de explorações não ilesas de brucelose. “São explorações onde não há casos positivos de brucelose, mas que estão à espera de resultados de colheitas de sangue para subirem para a categoria B3”, explicou a responsável.

Associação fala
em falta de diálogo

Ana Paula Figueiras recorda que, até à data, os concursos e leilões de gado realizados na região têm contado com a participação de animais B2 e B3. A partir de agora, a responsável diz que é necessário apostar na prevenção para atingir um estatuto mais elevado em termos sanitários. “Temos de evoluir e não facilitar, até porque há uma determinação nacional nesse sentido”, explica a directora de serviços, ao mesmo tempo que apela ao esforço das Organizações de Produtores Pecuários e dos criadores em matéria de prevenção.
Confrontado com a posição da DRATM, o presidente da ACORCGB, Luís Afonso, diz desconhecer a determinação nacional que levou ao cancelamento do concurso. O dirigente alega que “noutros anos, os concursos decorreram normalmente” e estranha a decisão, “até porque a situação da brucelose não tem piorado nos últimos anos”.
Luís Afonso considera que houve “alguma falta de diálogo entre a Associação e a DRATM”, alegando que o concurso “poderia ter sido impedido com mais antecedência”.
Segundo o responsável, a direcção da ACORGCGB vai reunir para tomar uma posição em relação à decisão da DRATM.
Recorde-se que a Churra Galega Bragançana é uma das raças autóctones de Trás-os-Montes e Alto Douro. É a partir destes ovinos que se produz a carne de Cordeiro Bragançano, um produto certificado com Denominação de Origem Protegida.
A área geográfica de produção abrange os concelhos de Bragança e Vinhais e algumas freguesias dos concelhos de Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Mirandela, Chaves e Valpaços.