Brigantino inicia Kreisliga a vencer

PUB.

Ter, 17/08/2021 - 11:31


Artur Santos joga no FCK Portugiesen, na Alemanha. O guarda-redes soma a terceira época o clube alemão e entrou a vencer no campeonato.

Artur Santos defende a baliza dos alemães do FCK Portugiesen deste a temporada 2019/2020. O guarda-redes, natural de Bragança, integra a equipa mais portuguesa da Alemanha. A língua de Camões domina o balneário do emblema filial do grandioso FC Kaiserslautern e até os jogadores alemães já falam português.

“A maioria do plantel é português tal como a equipa técnica. Acabo por me sentir em casa”, confessou Artur Santos.

O FCK Portugiesen compete na 9ª divisão, a Kreisliga. Apesar de o campeonato ser de cariz regional não faltam jogadores com qualidade e jogos competitivos. As boas condições para treinar e jogar permitem ao clube lutar pela subida de divisão. “A nossa equipa é a que tem melhores condições devido à parceria com o FC Kaiserslautern. Na Alemanha há 17 divisões, são muitos campeonatos. A partir da décima já há jogadores com qualidade”.

No FCK Portugiesen os jogadores são amadores, pois conciliam as suas vidas profissionais com o futebol.

A nova temporada começou no passado domingo e o FCK Portugiesen entrou a golear, 0-7 ao Fatihspor KL. O objectivo é claro, a subida, depois de a pandemia da Covid-19 ter desviado o clube da conquista do campeonato.

A comunidade portuguesa em Kaiserslautern é numerosa e apoio não falta nos jogos. Depois da ausência de público nas bancadas, devido à pandemia, a equipa voltou a ter o apoio dos adeptos. “Esses dois últimos jogos, da taça e campeonato, já tivemos adeptos, quase todos portugueses. Nesta área há dois cafés portugueses e um deles é a sede do clube”, referiu o guarda-redes.

Artur Santos mostra-se completamente integrado no clube, mas confessa que “as saudades de Portugal, de Bragança, são enormes”.

Artur iniciou a sua formação no FC Mãe d´Água até aos iniciados, passando depois pelo Montes Vinhais, GD Chaves, Athletic Club de Boulogne-Billancourt e Nacional da Madeira.

Ao serviço dos madeirenses, Artur Santos conquistou a Taça da Madeira e contribuiu para a subida da formação insular ao Campeonato Nacional de Juniores da 1ª Divisão.

 

Jornalista: 
Susana Madureira