Bragança vai ao “Avante”

PUB.

Qua, 24/08/2005 - 14:49


Os usos e costumes do Nordeste Transmontano vão marcar presença na festa do “Avante”, que vai decorrer no primeiro fim-de-semana do próximo mês, na quinta da Atalaia, no Seixal.

Este ano, o pavilhão das terras transmontanas vai estar dividido em seis espaços distintos e cada um deles vai ter à disposição de todos os visitantes as iguarias que distinguem a região. A gastronomia, o solar da Mirandesa, o artesanato, os produtos da terra, uma garrafeira especial e uma exposição cultural e política vão representar o Nordeste Transmontano “ao mais alto nível”.
Para além dos expositores, o pavilhão que vai representar Bragança vai estar decorado com as diferentes fases do “ciclo do pão”. A terra lavrada, as searas, e os diferentes passos da confecção deste produto tradicional são os motivos das telas que vão compor a exposição transmontana.

Música transmontana
alegra comunistas

A música tradicional também vai animar os três dias da festa do “Avante”. O grupo mirandês “Galandum Galundaina” vai actuar no palco principal, acompanhado dos Pauliteiros de Miranda.
As comemorações comunistas vão contar, ainda, com o grupo “Tíbia”, formado por jovens gaiteiros de Varge, com os gaiteiros João Ventura (Caçarelhos) e António Preto (Mogadouro) e com o grupo de Animação de Rua dos Estudantes da Escola Superior de Educação, que vão assinalar a sua presença com os rituais do Nordeste Transmontano.
A organização da participação transmontana no “Avante” está a cargo do PCP de Bragança, que também vai ter um autocarro à disposição daqueles que queiram ir à festa dos comunistas. As inscrições estão abertas nos Centros do Trabalho do PCP em Bragança e em Mirandela.