Bragança Saudável e Solidária

PUB.

Qua, 26/04/2006 - 10:39


Foi apresentado, ontem, sob a forma de um roteiro, o programa “Bragança Saudável, Bragança Solidária”. O projecto, promovido pela Câmara Municipal de Bragança (CMB), em parceria com várias instituições, pretende, segundo o presidente da autarquia, Jorge Nunes, “oferecer um programa estável, diversificado aos cidadãos no âmbito da saúde, seja no combate à toxicodependência ou no banco de voluntariado”.

O objectivo é, na óptica do responsável, promover a participação da população em práticas desportivas e incentivar um estilo de vida saudável.
Deste modo, a autarquia elaborou um roteiro com um conjunto de acções propostas até 2009. As iniciativas vão desde percursos pedestres, rurais e urbanos, actividades orientadas, como a natação, fitness, hidroginástica, bicicleta e jogos tradicionais, entre outras.

Banco do Voluntariado
A par das actividades desportivas e recreativas propostas, a CMB, em conjunto com diversas instituições de carácter social, avançou com um projecto denominado “Banco do Voluntariado”.
A iniciativa partiu, segundo a vereadora da Cultura e do Desporto, Fátima Fernandes, “de pessoas que queriam ajudar e intervir na sociedade”. Assim, irá proceder-se à recolha e tratamento de dados de pessoas que desejem prestar auxílio nas diferentes vertentes sociais. “Os interessados poderão ajudar na área da saúde e da educação, entre outras”, avançou a responsável.
O Banco, a ser gerido por voluntários em colaboração com a CMB, irá assegurar a actualização de todos os dados daqueles que pretendam associar-se ao projecto. Este registo estará, deste modo, à disposição de todas as instituições do concelho de Bragança.
Segundo Fátima Fernandes, na região, “ há pessoas que desejam ser voluntárias e, agora, podem fazê-lo mais facilmente”.