Bragança premeia presépios...

PUB.

Ter, 23/01/2007 - 15:38


O Auditório Paulo Quintela, em Bragança, foi palco da cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Presépios de 2006, promovido pela autarquia local, e que contou com 49 participações.

Trata-se de um evento, aberto a todas as paróquias, colectividades e entidades do concelho, que tinha como objectivo valorizar esta manifestação cultural, uma vez que os presépios constituem um indiscutível exemplo de tradição popular.
A concurso estavam as modalidades de Presépio Tradicional, onde foram avaliadas as características de preservação e valorização de construções tradicionais a partir dos materiais utilizados, reconstituições ambientais e ocupação dos espaços. Já a execução livre, segundo a originalidade e criatividade de cada participante, integravam-se na modalidade Presépio Inovador.
Deste modo, na versão Tradicional, o primeiro prémio foi atribuído à Associação Cultural e Recreativa de Babe (300 euros). A Igreja Paroquial de Rebordãos foi a segunda classificada (200 euros) e, em terceiro lugar ficou o Seminário de S. José (100 euros).
A modalidade Presépio Inovador valeu o primeiro prémio À Escola Secundária Emídio Garcia (300 euros). Na segunda posição ficou o Grupo Juvenil/ Cultural e Recreativo de Coelhoso (200 euros). Já o 1º ano do curso de Educação Visual e Tecnológica, da Escola Superior de Educação de Bragança foi galardoado com o terceiro prémio (100 euros).