Bragança distingue raça mirandesa

PUB.

Ter, 30/08/2005 - 15:15


O XVI Concurso Nacional de Bovinos de Raça Mirandesa reuniu, durante o passado fim-de-semana, cerca de 150 produtores dos seis concelhos do Solar da Raça e duma exploração do concelho de Freixo de Espada à Cinta.

Este ano, o número de participantes foi inferior ao ano passado, uma vez que a seca que se faz sentir na região tem como consequência a perda de peso dos animais, o que leva os produtores a não disputar o pódio.
Contudo, o Concurso Nacional tem a particularidade de eleger um exemplar modelo da raça mirandesa, que, nesta edição, foi para um produtor da aldeia de Quintela, no concelho de Vinhais. Trata-se de Manuel João dos Santos, 33 anos, que desde pequeno resolveu seguir os passos do pai e dedicar-se à criação de gado de raça mirandesa.
“Na nossa região devemos apostar mais nesta raça porque a carne é de boa qualidade e tem saída no mercado”, salientou o produtor, que recebeu esta distinção como um incentivo à criação de gado mirandês.

Incentivo à produção

Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, Arlindo Formariz, o animal vencedor é eleito de acordo com a sua constituição e a definição da pelagem, visto que o grande objectivo é incentivar os produtores a apostarem na criação da raça mirandesa genuína.
Neste momento, existem cerca de 750 produtores e cerca de cinco mil exemplares divididos pelos concelhos de Bragança, Vinhais, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Miranda do Douro e Vimioso. O número tem tendência a aumentar, uma vez que os produtores apostam, cada vez mais, nos bovinos mirandeses, atendendo à rapidez com que o produto é escoado
De acordo com Arlindo Formariz, a ACBRM e a Cooperativa Agro-Pecuária Mirandesa estão em negociações com as autarquias do solar da raça, com vista ao lançamento de uma fábrica de enchidos e pré-cozinhados. Tal como o Jornal NORDESTE já noticiou na edição anterior, este equipamento visa aumentar a produção do tradicional chouriço mirandês, que tem registado procura no mercado nacional e internacional.