Bragança cria Academia da Máscara

PUB.

Ter, 06/02/2007 - 11:45


A Câmara Municipal de Bragança (CMB) desafia a sociedade civil a integrar a Academia da Máscara, uma iniciativa da autarquia para revitalizar os rituais ligados a este património imaterial.
Segundo o vice-presidente da CMB, Rui Caseiro, a apresentação deste projecto vai decorrer na inauguração do Museu Ibérico da Máscara e do Traje, agendada para o próximo dia 24.
A ideia desta academia prevê a organização das pessoas “numa espécie de confraria”, para que, a par do estudo da máscara, também desenvolvam uma série de acções, tendo em vista a promoção e divulgação da cultura ligada aos rituais nordestinos.
Além da abertura do museu, a CMB também está a criar parcerias com entidades da vizinha Espanha, para que a cultura da tradição ligada à máscara possa vir a ser distinguida como património reconhecido pela UNESCO.
“Neste momento, estamos a criar parcerias para podermos desenvolver estudos sobre esta matéria. Este é um tema imaterial, pelo que a candidatura tem que assentar noutro tipo de parâmetros”, concluiu Rui Caseiro.