class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163652 node-type-noticia">

            

Bragança assinala Dia Mundial da Saúde

Qua, 03/05/2006 - 15:09


Na passada quarta-feira, a Praça Cavaleiro Ferreiro, em Bragança, foi o local escolhido para a instalação de tendas ligadas a diversas áreas da saúde, como enfermagem, análises clínicas e saúde pública, farmácia, dietética e gerontologia.

A iniciativa, organizada no âmbito do Dia Mundial da Saúde, contou com a participação dos alunos da Escola Superior de Saúde (ESS) e pretendeu, segundo a vereadora da Cultura e do Desporto da Câmara Municipal de Bragança, Fátima Fernandes, “promover os hábitos de saúde da população, de modo a estarem sempre conscientes e prevenidos”.
Durante a acção, qualquer pessoa podia dirigir-se às tendas e efectuar exames e análises de rastreio, diagnóstico e despiste de doenças, doar sangue ou, simplesmente, requisitar algum tipo de informação junto dos estudantes ou profissionais de saúde presentes na iniciativa.

Acidente na Sá Carneiro
Integrado no programa proposto para o Dia Mundial da Saúde, esteve, também, a realização do simulacro de um acidente entre uma viatura ligeira e um camião que transportava gasolina.
O local escolhido, a avenida Sá Carneiro, não foi em vão, como adiantou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Bragança (BVB), José Fernandes. “Optámos por este local porque, como aqui passam muitos camiões de transporte de gasolina, o acidente poder-se-ia, realmente, ter dado”.
Após o ocorrido, um dos ocupantes do veículo ligeiro foi transportado para o hospital de Bragança, enquanto se procedia ao desencarceramento do outro passageiro.
A simulação contou com a cooperação de duas viaturas (uma de combate a incêndios e outra de desencarceramento) de duas ambulâncias, de 22 homens e de agentes da PSP, que ajudaram nas operações.
Caso se tratasse da realidade, José Fernandes assegurou que, “os BVB estariam devidamente preparados para responder”.