Bovinos mirandeses na mira de Angola

PUB.

Ter, 19/12/2006 - 16:01


Os animais de raça bovina mirandesa poderão, a médio prazo, ser exportados para Angola.

Esta ideia começou a ganhar forma depois do ministro da Defesa daquele país, Kundy Pahiama, ter visitado, a título particular, uma exploração agrícola mirandesa, de forma a inteirar-se do potencial daqueles bovinos.
Durante a visita, Kundy Pahiama fez questão de degustar a famosa Posta à Mirandesa, num restaurante da região, salientando a qualidade superior da carne.
“Há interesse em importar 50 animais e já está agendada, para Fevereiro, uma visita de um técnico para melhor conhecer todo o potencial dos animais”, avançou o secretário técnico da Associação de Produtores de Raça Bovina Mirandesa, Fernando Sousa.
Angola é um país que apresenta condições favoráveis para criação destes animais, uma vez que os bovinos têm pêlo curto e o clima quente não deverá problema.
As autoridades portuguesas já se demonstraram disponíveis em colaborar na transacção.
Caso esta operação se concretize, será a primeira vez que animais da região serão transportados para África. No entanto, há registos que demonstram que a Mirandesa foi uma das raças que os portugueses levaram para o Brasil.
Enquanto não chega a hora da “exportação”, o solar da Raça Bovina Mirandesa está confinado aos concelhos de Bragança, Vinhais, Vimioso, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro.
Actualmente, o efectivo da raça mirandesa, em todo o País, é de cinco mil animais, repartidos por 590 criadores, entre os quais alguns empresários agrícolas do Alentejo.