class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167851 node-type-noticia">

            

Boticas prepara Feira do Porco

Ter, 22/01/2008 - 10:42


Durante os próximos dias 25, 26 e 27, Boticas acolhe a X edição da Feira Gastronómica do Porco, um certame organizado pela Câmara Municipal e pela Cooperativa Agrícola de Boticas.

A Feira alcançou um grande sucesso nas anteriores edições e continua a manter os seus objectivos, procurando contribuir, de forma marcante e decisiva, para a defesa dos interesses do Mundo Rural. O certame valoriza os produtos da agricultura e da pecuária locais e procura tirar partido do turismo gastronómico, cada vez mais exigente e em expansão.
A dimensão da Feira Gastronómica do Porco transformou-a num evento de grande significado para a economia local, em especial para aqueles que continuam a criar o porco e a fazer os enchidos de forma tradicional, que encontram nesta feira oportunidades de negócio únicas e o reconhecimento da qualidade dos seus produtos.
Este ano, o modelo de Feira mantém-se, já que a melhoria do certame tem passado pela genuinidade e autenticidade dos produtos. A organização exerce um rigoroso controlo em relação às condições em que estes são produzidos, certificando-se que são respeitadas as boas práticas de higiene na confecção do Fumeiro Tradicional, tendo por base a legislação em vigor e as regras instituídas pela Direcção-geral de Veterinária e pela Direcção-geral de Fiscalização e Controlo da Qualidade Alimentar.
Organização prevê a venda de 25 toneladas de fumeiro, o que representa um volume de negócios superior a 300 mil euros

Os produtores estão sensibilizados para o respeito destas regras. Prova disso é que o número de expositores de fumeiro se mantém na meia centena, aos quais se somam mais duas dezenas de stands de exposição e venda de artesanato.
É previsível que o volume de negócios seja superior a 300 mil euros, resultante da venda de mais de 25 toneladas de fumeiro. O número de visitantes poderá chegar às 35 mil pessoas, oriundas das mais variadas regiões do País e da vizinha Espanha.
Para além da mostra e venda de fumeiro, as famosas “tasquinhas” continuam a marcar o certame. As ementas são confeccionadas segundo os costumes tradicionais. Assim, os visitantes vão poder provar o arroz de costelas e chouriça, o cozido à Barrosã, o caldo Barrosão, os rojões no pote, as costelas de vinho e alho e a feijoada Barrosã, para além dos produtos fumados como o salpicão, a chouriça e a alheira.