class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162653 node-type-noticia">

            

Bombeiros treinam salvamentos

Ter, 22/11/2005 - 16:14


Dois bombeiros da corporação de Bragança estão mais preparados para efectuar salvamentos na água.

Paulo Ferro e Rogério Vara acabam de concluir o curso de Nadador-Salvador, uma acção da responsabilidade da Escola Nacional de Bombeiros, certificada pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN).
Os dois soldados da paz tornaram-se, assim, nos primeiros elementos da corporação bragançana a especializarem-se neste tipo de operações.
Para tal, Paulo Ferro e Rogério Vara receberem formação, durante um mês, nas piscinas municipais de Murça, para onde se deslocaram diariamente.
A acção incidiu em acções de salvamento e reanimação relativas a acidentes em meios aquáticos, o que resulta numa maior competência e capacidade de acção, visto que a equipa de mergulhadores que intervém neste tipo de situações é constituída, agora, por quatro elementos.

Formação intensiva

O curso de Nadador-Salvador, de resto, é apenas um das acções de formação intensiva que tem sido ministrada, nos últimos dois meses, aos elementos dos Bombeiros Voluntários de Bragança (BVB).
O programa formativo arrancou com um curso de tripulante de ambulância de socorro, da responsabilidade do Instituto Nacional de Emergência Médica, que possibilita uma resposta mais eficaz e segura a qualquer emergência médica, nomeadamente no que respeita ao transporte de pacientes.
Seguiu-se a formação em combate a incêndios urbanos e industriais, controle de acidentes com matérias perigosas e produtos químicos e operadores de central.

Sandra Canteiro