class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163904 node-type-noticia">

            

PUB.

Bombeiros sopram velas

Ter, 06/06/2006 - 15:25


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sendim (AHBVS) assinalou, anteontem, o seu 25º aniversário, que coincidiu com as comemorações do Dia do Bombeiro do Distrito de Bragança.

Durante as cerimónias foram colocadas medalhas de serviço ao corpo dos soldados da paz, seguindo-se um desfile de viaturas pelas ruas daquela vila do concelho de Miranda Douro.
Segundo o presidente da AHBVS, Ilídio Rodrigues, “ao longo destes 25 anos de existência, a corporação tem vindo a consolidar-se, servindo cerca de cinco mil pessoas, actualmente”.
Em termos de efectivo, os Bombeiros de Sendim contam com cerca de oitenta homens e mulheres nas suas fileiras. “Apesar de haver espírito de voluntariado no seio da corporação, temos vindo a apostar na formação do pessoal, na sua maioria jovens, pois esta área constitui um dos pontos de honra do comando e da direcção”, salientou o responsável.

Ambulâncias não páram

No aspecto logístico, a corporação dispõe de modernas e funcionais instalações, mas, no que respeita a veículos, ainda existem algumas necessidades. Aproveitando a presença do governador civil de Bragança, Jorge Gomes, o presidente da AHBVS deixou ficar alguns pedidos, principalmente de ambulâncias de socorro e transporte de doentes.
Recorde-se que a corporação sendinesa efectua inúmeros transportes para o Centro de Saúde de Miranda do Douro, hospitais distritais e centrais, pelo que o desgaste das viaturas é significativo.
Outros dos pedidos em dia de festa prende-se com o material de combate a incêndios florestais, “para melhor responder às missões do dia a dia”, sublinhou Ilídio Rodrigues.
Apesar de estar próximo de duas cooperações (Mogadouro e Miranda do Douro), o corpo de bombeiros de Sendim sabe qual é o seu espaço de intervenção, que engloba varias freguesias da parte sul do município mirandês.
A AHBVS foi fundada a 5 de Dezembro de 1980, por vontade de um grupo de sendineses.