Bombeiros simulam choque eléctrico

PUB.

Ter, 07/03/2006 - 16:47


A subestação eléctrica de Mogadouro foi palco de um simulacro levado a cabo pela Rede Eléctrica Nacional (REN), que contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários locais.

O exercício teve como base um incêndio num transformador de alta potência (220.000/ 60.000 voltes) e um simulacro de sinistro de origem eléctrica.
Promovidas que foram todas as medidas de segurança, as manobras foram executadas pelos bombeiros e técnicos da REN, sendo executadas com a eficácia e rapidez que estas situações exigem, já que se trata de alta voltagem eléctrica.
No final e face ao aparato que a situação exigia, verificou-se que havia um ferido (simulado), o qual foi socorrido depois de tomadas todas as precauções.
Segundo Óscar Ribeiro, da DRN, este tipo de situações nunca aconteceu em nenhuma das 54 subestações da REN espalhadas por todo o país, mas numa delas pode muito bem acontecer. Por isso, “o melhor é treinar para responder com eficácia”, defendeu o responsável.
No final, as forças envolvidas nos exercícios (GNR, Bombeiros, Protecção Civil) e os convidados visitaram a central, ficando a conhecer como se devem respeitar as normas de segurança dentro duma infra-estrutura desta natureza.
O corpo de bombeiros de Mogadouro enviou cerca de 20 homens para o teatro de operações, apoiados por quatro viaturas, tendo uma delas características especiais para este tipo de acidente