Ter, 22/01/2008 - 10:30
Durante as comemorações, que decorreram na Praça Cavaleiro Ferreira, o governador civil de Bragança, Jorge Gomes, anunciou que os bombeiros profissionais no distrito de Bragança irão para o terreno já em 2009.
Na óptica do responsável, a Primeira Intervenção deve ser feita por soldados da paz especializados, que estejam ao serviço 365 dias por ano.
“Vamos começar já a escolher as corporações, numa selecção que depende dos protocolos entre o Governo e as autarquias. Parte dos bombeiros voluntários vão ser profissionalizados”, acrescentou Jorge Gomes.
A ideia é melhorar a actuação dos soldados da Paz no combate aos fogos, uma medida que será complementada com a colocação no terreno de equipas da GNR, que farão o seu trabalho em regime de permanência.
“Já estamos a desenhar o plano de combate aos fogos para este ano, que será semelhante ao do ano anterior, visto que resultou muito bem. Vamos apostar em equipas no terreno em permanência”, frisou o responsável.
No Dia do Voluntariado nos Bombeiros, Jorge Gomes lembrou que Bragança é dos distritos com mais bombeiros voluntários, contando com cerca de 1400 em todas as corporações. Durante a cerimónia a Liga Portuguesa de Bombeiros condecorou, ainda, todas as corporações do distrito de Bragança.


