Ter, 12/12/2006 - 11:54
À margem das cerimónias em honra da padroeira (Nossa Senhora da Conceição), que decorreram na passada sexta-feira, o responsável afirmou que o secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões, ainda não cumpriu as promessas feitas na capital de distrito, no ano passado.
“Na altura, o secretário de Estado disse que no segundo semestre deste ano iríamos ter novidades através do governador civil, mas até ao momento ainda ninguém nos deu qualquer resposta”, lamenta Francisco Alves.
Trata-se de um problema antigo que afecta os soldados da paz e para o qual o presidente da AHBVB ainda não conseguiu financiamento por parte do poder central.
“Esta direcção está no final do mandato e o que prometeu está praticamente tudo cumprido, à excepção das obras de requalificação do quartel”, realçou o responsável.
Sentindo-se incapacitado para poder resolver a situação, Francisco Alves afirma, apenas, que vai continuar à espera de uma resposta por parte do MAI.
Ao nível do equipamento, o responsável salientou a aquisição de moto-bombas para aspirar água, material comparticipado pela Câmara Municipal de Bragança.
O presidente da autarquia, Jorge Nunes, afirmou que este equipamento representa um investimento na ordem dos 20 mil euros e vai reforçar os meios dos bombeiros.
“No âmbito da protecção civil municipal tínhamos detectado que, em determinadas situações que ocorriam com alguma frequência, como é o caso de inundações de garagens e ruptura de canalizações em apartamentos, o equipamento dos bombeiros não conseguia escoar completamente a água”, explicou o edil.
No que toca ao Centro de Formação de Bragança da Escola Nacional de Bombeiros que, tal como NORDESTE já noticiou, anunciou suspender a formação no final do ano Jorge Nunes garantiu que a autarquia já apresentou várias propostas ao poder central. No entanto, não obteve qualquer resposta por parte do poder central.