Bombeiros carentes de jovens

PUB.

Ter, 05/04/2005 - 17:52


Faltam jovens voluntários nos quartéis de bombeiros do distrito de Bragança. Esta foi uma das razões que levou a Juvebombeiro a organizar uma acção de sensibilização para cativar os jovens para a causa dos soldados da paz.

A iniciativa decorreu anteontem na Praça Cavaleiro Ferreira, em Bragança, onde a Juvebombeiro organizou uma exposição de viaturas e mostrou à comunidade as principais missões em que se envolvem as corporações da região. Em duas tendas gigantes montadas para o efeito, jovens bombeiros de todo o distrito passaram um vídeo alusivo às principais actividades desenvolvidas e efectuaram, de forma gratuita, medições de tensão e dos níveis de glicemia no sangue.
Segundo a delegada distrital da Juvebombeiro, Graciete Pinto, há uma grande carência de jovens nas corporações do Nordeste Transmontano. “Os jovens, hoje em dia, sentem-se menos atraídos por estas causas nobres, pelo que temos que tentar aliciá-los de alguma forma, mostrando os nossos carros, as nossas fardas e as nossas actividades”, explicou a responsável, que presta serviço voluntário no Corpo de Bombeiros de Vinhais
As carências ao nível do voluntariado agravam-se quando há um número anormal de fogos florestais em épocas em que as equipas de intervenção permanente ainda não estão constituídas. Foi o que aconteceu nos meses de Fevereiro e Março, em que as corporações não tiveram mãos a medir para acudir a todos os fogos.

Quando a sirene toca

A excepção à regra são os Bombeiros Voluntários de Bragança, os únicos do distrito que dispõem de um Grupo de Intervenção Permanente durante todo o ano.
Nas restantes 14 corporações o combate aos fogos é assegurado por pessoal voluntário. “Às vezes toca-se a sirene e há dificuldades, porque uns estão a trabalhar, outros estão a estudar fora e é preciso telefonar para que apareçam, quase a pedir por favor”, lamenta Graciete Pinto.
Para a delegada distrital da Juvebombeiro, “a situação só se resolve se houver mais grupos permanentes ou mais jovens voluntários”. Foi a pensar na segunda alternativa que os jovens bombeiros complementaram a acção de sensibilização montada na Praça Cavaleiro Ferreira com a distribuição de folhetos em locais estratégicos da cidade.
A Juvebombeiro é uma estrutura criada pela Liga de Bombeiros Portugueses, no âmbito das Federações Distritais, que visa envolver todos os jovens bombeiros com idades entre os 14 e os 30 anos.
Neste sentido, a delegação distrital já organizou um acampamento, um magusto e um exercício de salvamento em Grande Ângulo.
Outro dos grandes objectivos da Juvebombeiro é sensibilizar os mais novos para a realidade dos bombeiros, transmitindo os valores de solidariedade e o espírito de grupo.