Ter, 27/03/2007 - 11:31
Apesar de estar a funcionar desde Janeiro do ano passado, só agora foi possível dar a conhecer o espaço, oficialmente. “Queríamos concluir todo o trabalho de instalação, ainda que haja muito por fazer ao nível de inventário e catalogação ”, adiantou a coordenadora da biblioteca, Olinda Brás.
A funcionar numa sala remodelada e segundo novas regras, o equipamento já existia na Escola Secundária há bastante tempo. Contudo, as estantes com os livros encontravam-se fechadas à chave, pelo que era necessário requisitar, a uma funcionária, a obra que se pretendesse ler. “Era um entrave à leitura e chocou-me muito ver que os livros de uma biblioteca escolar estavam fechados”, salientou a responsável.
Agora, com a inauguração do novo espaço, todos os alunos e professores podem consultar e requisitar livremente qualquer livro, bem como utilizar os sistemas informáticos disponibilizados. “É muito importante que eles possam ler à vontade e tenham um contacto directo com os livros”, assegura Olinda Brás.
A biblioteca recebeu o nome de Padre Joaquim Manuel Rebelo, numa homenagem ao antigo docente daquela escola. “A escolha recaiu sobre o professor, porque, ao longo da sua vida, tentou incutir o gosto pela língua materna e literatura”, explicou o presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Dr. Ramiro Salgado.
Paralelamente à inauguração da biblioteca, os responsáveis lançaram o livro sobre a vida do Padre Joaquim Manuel Rebelo, da autoria de António Pimenta Castro, também docente naquele estabelecimento de ensino. “Decidi escrever sobre o meu amigo, que me apoiou e integrou quando cheguei a esta escola”, justificou o autor.


