Barragem das Olgas para breve

PUB.

Ter, 19/09/2006 - 14:21


A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo (CMTM) e a empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro (ATMAD) assinaram, na passada sexta, o protocolo de execução da barragem das Olgas.

Recorde-se que esta obra é ambicionada há bastante tempo e tem como objectivo fazer face às necessidades de consumo de água naquele concelho do Douro Superior.
“O investimento ronda os cinco milhões de euros e a sua conclusão está prevista para 2008”, garantiu o presidente do concelho de administração da ATMAD, Alexandre Chaves.
Durante a cerimónia pública da assinatura do protocolo, o presidente da CMTM, Aires Ferreira, relembrou que, “esta obra já deveria estar concluída há, pelo menos, 11 anos. No entanto, houve alguns atrasos, já que o projecto inicial teve de ser remodelado”.
O autarca espera, ainda, que, numa fase posterior à empreitada, se faça uma ligação através de uma conduta entre a barragem das Olgas e Vale Ferreiros, à semelhança do que acontece no sistema de abastecimento do Palameiro – Valtorno, que alimentam o subsistema de fornecimento da Estação de Tratamento de Águas (ETA) do Arroio.
Recorde-se que Torre de Moncorvo está a ser abastecida por água tratada proveniente de uma ETA cedida pelo Exército Português para fazer face às carências de água. A captação do precioso líquido é feita no rio Douro, junto ao Pocinho, e depois canalizada até à ETA instalada nas proximidades de Moncorvo.
Esta vila trasmontana poderá, assim, ver os problemas de carência de água resolvidos já em 2008, com a entrada em funcionamento da Barragem das Olgas.