Bandas dão música em Miranda

PUB.

Ter, 23/05/2006 - 14:59


Treze agrupamentos participaram no IV Festival da Federação Transmontana e Duriense de Bandas Filarmónicas (FTDBF), que decorreu no passado fim-de-semana, em Miranda do Douro.

Os grupos participantes, oriundos de toda a região, foram distribuídos por três palcos colocados nos locais mais emblemáticos da cidade mirandesa, casos do largo D. João III, largo da Sé Catedral e Jardim dos Frades Trinos.
As bandas presentes abordaram um vasto repertório, tendo sido tocados, não só temas clássicos, mas da música popular e ligeira portuguesa.
Apesar de ter começado com algum atraso, o festival foi um momento único para quem gosta deste género de espectáculos. Para além dos concertos, houve ainda um desfile das bandas por algumas aldeias do concelho e pela vila de Sendim, que culminou com a concentração na cidade.
A organização do festival partiu da FTDBF e da Câmara Municipal de Miranda do Douro (CMMD). Com esta iniciativa as duas entidades quiseram proporcionar o convívio entre os elementos das bandas filarmónicas e espectáculos musicais de qualidade às populações.
Segundo o vice-presidente da CMMD, Américo Tomé, o festival funciona em sistema rotativo, repartindo-se pelos distritos de Vila Real e Bragança. Após Torre de Moncorvo, há dois anos, nesta edição foi a vez da cidade mirandesa organizar o evento, em representação do distrito de Bragança.
Esta iniciativa, por outro lado, também chamou a atenção dos visitantes que, ao fim de semana, demandam Miranda do Douro. Só as bandas movimentaram cerca de 600 pessoas, além dos turistas espanhóis que apreciaram este género de música e, até, para darem um pé de dança.