Banco distribui solidariedade

PUB.

Ter, 24/01/2006 - 14:50


Cerca de 150 mil euros foram distribuídos pela Caixa de Crédito Agrícola e Mútuo (CCAM) da Região de Bragança, nos últimos cinco anos, a 25 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

A iniciativa visa valorizar os melhores projectos na área da solidariedade social no âmbito do programa “Incentivos do Crédito Agrícola”, destinados a IPSS dos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Valpaços e Vinhais, que correspondem à área de influência daquela Caixa.
A distribuição das verbas é realizada conforme o orçamento proposto pela CCAM e segue os vários critérios do júri, constituído, por Maria Pinheiro, Maria Teresa e Gilberto Baptista. Segundo o presidente da direcção da CCAM da Região de Bragança, Adriano Diegues, “as IPSS candidatam-se, o júri aprecia a qualidade das candidaturas e atribuímos as verbas de acordo com o orçamento previsto para estas iniciativas”.
Este ano, foram distribuídos cerca de 27 mil euros, mas só depois do resultado das candidaturas é que se ficou a conhecer a quantia destinada a cada uma das IPSS.
A distinção realizada tem por base diversos critérios estipulados. “Nem todas apresentam projectos de igual valor e, dentro destes, o júri decide qual o mais prioritário”, esclarece o responsável.
Das 27 IPSS que efectuaram a sua candidatura, somente 20 instituições foram contempladas com subsídios. As outras sete que ficaram de fora, foram consideradas não elegíveis pelos membros do júri, por não se enquadrarem ou não cumprirem determinado artigo do programa.
A entidade contemplada com a maior quantia foi a Santa Casa da Misericórdia de Bragança, com o montante de 5 mil euros. Todas as outras foram contempladas com verbas que se situam entre os 758 e os 1 900 euros.
Esta iniciativa é, segundo a CCAM, para continuar. “A nossa vontade de gerar resultados e de ajudar os mais necessitados mantém-se”, garante a instituição bancária.