Bacalhau à Mirandesa

PUB.

Ter, 06/02/2007 - 11:26


“Bacalhau à Mirandesa” é a nova proposta gastronómica a incluir nos cardápios dos restaurantes do concelho de Miranda do Douro.

A sugestão culinária vai, assim, juntar-se a pratos de referência como a conhecida Posta de Carne à Mirandesa, Cordeiro Churro Galego assado na brasa ou fumeiro tradicional, rematados com doçaria tradicional, onde sobressai a famosa Bola Doce Mirandesa.
A confecção inicial do prato de bacalhau estará a cargo da Confraria do Bacalhau de Ílhavo, que vai propor aos restaurantes aderentes esta nova forma de elaborar o peixe. Depois, cada restaurante pode dar-lhe um toque pessoal, tal como acontece com outros pratos, como a Posta à Mirandesa, no sector das carnes.
A ideia começou a ganhar forma no decorrer da Semana Gastronómica do Bacalhau que se realizou em Miranda do Douro e que recebeu um número significativo de apreciadores do “fiel amigo”. Do contacto directo estabelecido com os comensais, foi possível perceber que região da Terra Mirandesa tem vários atributos, ao nível gastronómico, natural e cultural que, com facilidade, cativam o visitante mais exigente.
Segundo o presidente da Associação Comercial de Miranda do Douro (ACIMD), Artur Nunes, “a confraria do bacalhau de Ílhavo já se comprometeu e está prevista a apresentação do primeiro prato de Bacalhau à Mirandesa, já no final deste mês”.
Terminado o certame ligado ao bacalhau, a ACIMD, promotora da iniciativa, prepara, agora, uma nova forma de dinamizar o concelho, através do café. Este produto foi uma das principais mercadorias de comércio clandestino com os vizinhos espanhóis, no período anterior à abertura de circulação de pessoas e bens.