class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166413 node-type-noticia">

            

Azibo é caso único na Europa

Ter, 19/06/2007 - 10:29


A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuiu, pelo quarto ano consecutivo, Bandeira Azul à praia fluvial do Azibo, no concelho de Macedo de Cavaleiros. Esta distinção faz daquela zona balnear um “caso único em toda a Europa, uma vez que em locais de água doce é mais difícil manter os parâmetros de qualidade”, explicou o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros (CMMC), Manuel Cardoso.

Em análise estiveram critérios no âmbito da qualidade da água, informação, educação e gestão ambiental, bem como equipamentos, segurança e serviços. “Além da qualidade da água e da nossa areia, promovemos acções no sentido da educação e sensibilização ambiental e cumprimos todos os critérios de segurança exigidos”, justificou o autarca.
Por isso, a edilidade pede aos utilizadores que tenham “um comportamento cívico e respeitem as outras pessoas que estão no mesmo espaço”.
Este galardão, na óptica do responsável, é uma mais-valia para Macedo de Cavaleiros, do ponto de vista turístico. “Tem sido determinante para trazer mais visitantes à região”, realçou o autarca.

Município tem investido na qualidade e melhoria das praias e acessos da albufeira do Azibo

Ao longo dos últimos anos, a CMMC tem avançado com um conjunto de acções no sentido de dotar a albufeira do Azibo com melhores condições para os utilizadores. Para tal, a edilidade realizou intervenções na estrada que liga o IP4 à zona balnear. “Com o fluxo veículos, sentimos necessidade de remodelar a via, de modo a facilitar a evacuação de transportes”, justificou Manuel Cardoso.
Já a praia da Ribeira, inaugurada no ano passado, está a funcionar em pleno, bem como os seus equipamentos e espaços, como parques para as crianças, relvado e bar, que é explorado pelo grupo de Escuteiros de Macedo de Cavaleiros.
A edilidade procedeu, ainda, a intervenções junto do Parque de Merendas, que se encontrava num estado avançado de degradação, passando, também, a gerir o local. “Substituímos o material danificado e restaurámos os equipamentos necessários, de forma a melhorar as condições daquele espaço”, acrescentou o autarca.
Recorde-se que a albufeira do Azibo é a única zona de Trás-os-Montes e Alto Douro a integrar a lista de locais distinguidos pela ABAE com Bandeira Azul.