Ter, 10/01/2006 - 14:50
Com a participação da autarquia de Mirandela no projecto transfronteiriço “Terra Olea”, o azeite da Terra Quente tem vindo a ganhar mais visibilidade. O lançamento da revista “Ouro Virgem”, que já editou o segundo número é, também, um meio de divulgação e promoção das rotas do azeite transmontano.
A apresentação do segundo número daquela publicação decorreu no passado dia 21 de Dezembro e contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre as quais se destacam produtores e associações de olivicultores.
Com um grafismo apelativo, a autarquia pretende, através desta revista, valorizar o património olivícola da região, bem como as vertentes industrial, turística e gastronómica.
O Museu da Oliveira e do Azeite é outro projecto em construção que também tem em vista a valorização deste produto tipicamente transmontano e, ao mesmo tempo transforma-lo num potencial turístico da região, através da realização de diversas actividades ligadas a esta temática.
A comemoração da produção do azeite novo, as mostras e concursos gastronómicos, as provas didácticas de azeite e os seminários internacionais são as acções que poderão fazer parte do guia de actividades daquela unidade museológica.