Azeite na rota europeia

PUB.

Ter, 12/09/2006 - 16:40


O Parque do Império, em Mirandela, acolheu, na passada sexta-feira e sábado, o Festival Europeu de Gastronomia (FEG). Trata-se de uma iniciativa integrada na Rota do Azeite de Trás-os-Montes (RATM), que contou com a presença de cozinheiros provenientes de vários países da Europa, como Portugal, Espanha, França e Itália.

“É um colóquio internacional sobre o azeite, que abrange várias regiões com tradição na oliveira”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Mirandela (CMM), José Silvano. Deste modo, o objectivo desta iniciativa era trocar experiências acerca do azeite e a oliveira, divulgar estes produtos, bem como promover o turismo paralelo ao desenvolvimento da olivicultura.
Os especialistas presentes no evento confeccionaram diversas receitas utilizando o azeite ou produtos derivados da oliveira que, depois, deram a provar ao público assistente. Assim, os cozinheiros puderam “trocar experiências e dar a conhecer os pratos preparados com azeite”, sublinhou o edil.
A par da confecção de pratos oleicos, o Parque Império acolheu uma tenda onde estavam expostos diversos produtos regionais e azeites de Denominação de Origem Protegida (DOP).
Os dois dias do FEG foram marcados pela preparação de receitas tradicionais pelas mãos dos chefes de cozinha Augusto Gemeli (Itália), José Angel Soler (Espanha) Alain Salles (França) e os portugueses Rui Paula, Marco Gomes, Jerónimo Ferreira, Manuel Gonçalves e João Santos.
A apresentação e animação gastronómica do festival ficaram a cargo da Confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes, ao passo que todos os pratos confeccionados no evento foram, também, apresentados nos restaurantes aderentes à RATM.

Comité de Pilotagem

A par do Festival Gastronómico, Mirandela acolheu o III Comité de Pilotagem da Terra Olea, desde quarta-feira até sábado.
O programa das actividades incluiu reuniões e trocas de experiências entre os colaboradores dos três países que integram o projecto Terra Olea: Portugal, Espanha e França.
Os participantes apresentaram menus de degustação, cartas de azeites e receitas, visitaram lagares e alguns restaurantes, e ainda tiveram tempo para passear pela região do Douro e Tua.
Recorde-se que o projecto Terra Olea, criado há cerca de um ano, visa promover o azeite e seus produtos, assim como o turismo nas terras com tradição na olivicultura.
Assim, integrado no programa Interreg, esta iniciativa pretende “intercambiar pessoas, empresas e experiências no âmbito da agricultura e turismo”, referiu o coordenador do Terra Olea, António Zafra.
Assim, neste ano de actividade, verificaram-se melhorias ao nível do comércio, produção e turismo relacionados com a olivicultura. “Os produtores estão bem relacionados com o azeite e oliveira. Também os restaurantes e empresas têm sido dinamizados”, sustentou o responsável.
Também José Silvano aposta no Terra Olea como promotor do turismo e agricultura mirandelenses. Para isso, além do vasto conjunto de actividades desenvolvidas em torno desta temática, já está em construção o Museu do Azeite, “um dos principais pilares do projecto, que prevê captar turistas para esta fileira”, informou o autarca.
Deste modo, o objectivo deste projecto é “criar riqueza através do turismo e produção de azeite”, concluiu o edil.